EDITAL DE SELEÇÃO COM DUAS VAGAS PARA COMPOSIÇÃO DA EQUIPE TECNICA DO CENTRO DE HABILITAÇÃO E APOIO AO PEQUENO AGRICULTOR DO ARARIPE – CHAPADA
O Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe inscrito no CNPJ 35.449.743/0001-28, situado a Rua Ana Ramos Lacerda, N° 89, Centro, Araripina – PE, CEP: 56.280-000 Fone/Fax: (87) 3873-1102. É uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, oficialmente estabelecida em maio de 1994, atuando na área da agricultura familiar da região do Araripe de Pernambuco. As ações do Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe são desenvolvidas a partir da sua missão: Fortalecer o desenvolvimento socioeconômico, político e cultural da agricultura familiar, através da recuperação e preservação do meio ambiente, por meio da agroecologia e efetivação da cidadania no Semiárido Brasileiro.
I. DA FUNÇÃO:
Técnico/a de campo
Prestar assessoria técnica às comunidades rurais e agricultores familiares, visando o desenvolvimento sócio econômico e ambiental das comunidades, a segurança alimentar e a geração de renda, através da agroecologia, convivência com o semiárido e acesso a mercados. Implantar e acompanhar a gestão de tecnologias hídricas e produtivas nas propriedades, capacitando as famílias na adoção e difusão de novas técnicas de convivência com o semiárido.
a) Requisitos
- Técnico de Nível Superior engenheiro/a agrônomo/a e áreas afins.
- Experiência de pelo menos 1 ano em Assistência Técnica e Extensão Rural ( ATER ) de base agroecológica a agricultores familiares;
- Disponibilidade para viagens;
- Carteira de habilitação AB;
- Conhecimentos básicos com o uso do GPS;
- Familiaridade com equipamentos de comunicação (celular e câmera fotográfica);
- Domínio de microinformática (Word, Excel, PowerPoint, etc.);
- Experiência em ministrar oficinas, capacitações e dias de campo a agricultores familiares;
- Redação própria e experiência em sistematização de relatórios de atividades;
- Capacidade de sistematizar ideias e propostas inovadoras;
- Criatividade e capacidade de trabalhar em equipe, liderança e iniciativa.
b) Principais atribuições
- Participar das reuniões da equipe técnica do CHAPADA para avaliação e monitoramento das metas e resultados dos projetos e do planejamento institucional;
- Participar das atividades e eventos institucionais quando necessário mobilizando as comunidades;
- Representar politicamente a organização em seu campo de atuação junto a outras organizações, movimentos sociais, redes, fóruns, articulações e etc.;
- Articular parcerias com órgãos públicos, empresariais e da sociedade civil para atuação conjunta nas comunidades assessoradas;
- Elaborar esboços de projetos produtivos, sociais e ambientais demandados pelas comunidades;
- Implantar, acompanhar e monitorar os projetos nas comunidades assessoradas pelo CHAPADA;
- Alimentar os sistemas de gestão dos projetos;
- Promover e participar de reuniões comunitárias, Conselhos, STRs e articulações nos municípios de atuação do CHAPADA;
- Ministrar atividades educativas junto a escolas e centros de formação assim como exposição dos trabalhos desenvolvidos pela instituição;
- Implantar e acompanhar atividades de comercialização nos diversos canais de acesso a mercados;
- Realizar e acompanhar intercâmbios para troca de experiências;
- Fazer controle de materiais entregues por fornecedores nas comunidades rurais;
- Identificar e sistematizar experiências desenvolvidas nas comunidades (boletins, materiais didáticos, outros);
- Zelar pelo patrimônio institucional.
c) Condições de Trabalho e Remuneração
- Jornada de trabalho de 40 horas semanais, regime CLT;
- Contrato de experiência de até 90 dias;
- Plano de saúde (Unimed);
- Salário a combinar.
II. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
Recebimento de Currículos e Carta de Intenções
Os(as) candidatos(as) deverão enviar um currículo profissional acompanhado de uma carta de intenções de, no máximo, 2 (duas) páginas, apresentando as razões que o(a) levam a concorrer ao cargo. Os documentos deverão ser entregues no endereço que consta no rodapé da página, ou digitalizados e enviados para o seguinte endereço eletrônico: chapada@ongchapada.org.br
Entrevistas
Os(as) candidatos(as) que tiverem sua documentação pré-selecionada serão chamados(as) para uma entrevista. O dia e o horário da entrevista serão previamente informados. As entrevistas serão realizadas na sede da ONG Chapada, situada na Rua Ana Ramos Lacerda, 89, Centro, Araripina – PE.
III. CALENDÁRIO
1 – Período de inscrições | 17 a 23 de outubro de 2023 |
2 – Análise das documentações | 24 a 27 de outubro de 2023 |
3 – Divulgação no site do Chapada da relação dos selecionados para a fase de entrevistas | Dia 30 de outubro de 2023 |
4 – Entrevistas | 31 de outubro a 3 de novembro |
5 – Divulgação do resultado final da seleção no site do Chapada | 6 de novembro |
6 – Início das atividades | A combinar |
Araripina, 17 de Outubro de 2023.
Coordenação colegiada do CHAPADA.