ONG CHAPADA

Estudante desenvolve projeto de conclusão do Mestrado com foco no Sistema de Reúso de Águas Cinzas (RAC)

Desperdício zero de água! Essa é a contribuição do Sistema de Reúso de Águas Cinzas (RAC) para algumas famílias agricultoras que moram na Serra do Marinheiro II, município de Araripina (PE). O dado foi apresentado durante a defesa do projeto de conclusão do Mestrado de Mikael Glêmes Ribeiro Pereira, estudante de Extensão Rural, um dos Programas de Pós Graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em parceria com a Embrapa Semiárido.

A pesquisa teve duração de dois anos e o produto de dissertação intitulado de “Reúso de águas cinzas: gerando renda e alimento no Sertão do Araripe pernambucano”, foi apresentado no início deste mês. No vídeo, os/as agricultores/as contam como era a realidade antes da construção do sistema RAC, e os benefícios gerados pela tecnologia.

Além disso, Mikael explica o funcionamento do sistema RAC e destaca a diminuição da poluição ambiental nas propriedades. O estudo também revela que agricultores/as aprenderam a fazer o reaproveitamento da água dos afazeres domésticos para produzir alimentos saudáveis. Boa parte das famílias conseguiu ampliar a produção de frutíferas e outras plantas, como também 43% das famílias pesquisadas já comercializam o excedente da produção.

O objeto de estudo de Mikael nasceu da sua vivência enquanto técnico de campo do Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), oportunidade em que ele atuou no Projeto Ventos de Fartura, desenvolvido pela entidade, e conheceu de perto o contexto local das famílias participantes do projeto.

O vídeo está disponível no canal YouTube do Chapada. Clique aqui para assistir.

Rolar para cima