ONG CHAPADA

Fetape realiza a III Feira da Agricultura Familiar no Recife

Haverá oficinas gratuitas sobre acesso ao crédito e à terra para produtores rurais, feminismo, teatro de rua, juventude, agroecologia e cooperativismo

Fonte: site da ASA Brasil

Com o objetivo de promover e visibilizar a agricultura familiar, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) realizam a Terceira Feira da Agricultura Familiar nos próximos dias 21 e 22 de março, na Rua do Bom Jesus. A rua do Bom Jesus foi considerada a terceira mais bonita do mundo pela Revista norte-americana Architectural Digest, no ano passado.

Mais de cem agricultores da Zona da Mata, Agreste e Sertão irão comercializar de maneira direta alimentos frescos, agroecológicos, produtos manufaturados como geleias, conservas, chips, polpas doces e artesanatos autênticos.

Segundo o agricultor familiar e diretor de Política Agrária da Fetape, Antônio Neto, os cem agricultores que virão para Recife é um número representativo da Agricultura Familiar do estado. “O compromisso do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais é gerar ações que fortaleçam a economia rural e suas práticas agrícolas sustentáveis”, afirma Neto.

Para a presidenta da Fetape e também agricultora familiar, Cícera Nunes, uma das prioridades da federação é incentivar eventos que promovam e valorizem a produção dos agricultores e agricultoras familiares de Pernambuco. Um dos objetivos da feira é aproximar os consumidores da cidade à produção agroecológica. “Quem visitar a feira terá a oportunidade de conhecer pessoalmente a agricultora ou o agricultor que plantou de forma agroecológica, visando o cuidado da terra e do meio ambiente para colher para ele, para sua família e para a sociedade um alimento saudável”.

A feira também contará com apresentações culturais de artistas das três regiões do estado.

Além das apresentações culturais, haverá oficinas gratuitas sobre acesso ao crédito e à terra para produtores rurais, feminismo, teatro de rua, juventude, agroecologia e cooperativismo. Inscrições das oficinas no Instagram @fetape_oficial ou no site www.fetape.org.br.

A feira que tem entrada gratuita é uma realização da Fetape e do MDA com recursos públicos via Emenda Parlamentar do Deputado Federal Carlos Veras.

Sobre a Fetape
A Fetape é uma entidade sindical de segundo grau, que representa e coordena os trabalhadores rurais, agricultores e agricultoras familiares de Pernambuco.
Fundada em 6 de junho de 1962, a Federação é constituída por 175 Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais das três regiões do estado.

Agroecologia é uma forma de agricultura sustentável que se baseiam na pequena propriedade, na mão de obra familiar, contempla diversidade de culturas, respeito ao meio-ambiente, valorização das sementes tradicionais, cultivo de alimentos em harmonia com a natureza e a cultura de cada região.

Rolar para cima