ONG CHAPADA

Mais de 300 pessoas celebram o Dia de Doar em Araripina (PE)

Iniciativa da ONG Chapada contou com várias parcerias e envolveu uma comunidade escolar da zona rural

Com o objetivo de promover uma cultura da empatia e solidariedade em diferentes lugares do mundo, a Campanha do Dia de Doar é realizada anualmente no mês de novembro. Na semana passada, o Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada) realizou a 5ª edição da campanha na Escola Nucleada Martins José de Alencar, situada no Povoado do Cavaco.

Inicialmente houve uma apresentação do Chapada e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araripina (CMDCA). Em seguida os participantes puderam falar sobre o que mais gostam de fazer. Foram apresentadas aos pais fotografias que retratam situações diversas de violação de direitos. A ideia foi discutir sobre os tipos de problemas vivenciados pelas crianças e adolescentes na comunidade.

Em um segundo momento, a coordenadora de projetos do Chapada, Valéria Landim, dialogou em plenária com as famílias presentes sobre os direitos e deveres previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Logo após, o coordenador do Programa Bolsa Família no município, Rodrigo Simário, socializou as informações prioritárias sobre o CadÚnico e solucionou as dúvidas dos participantes.

Ainda durante o evento, com a condução dos/as professores/as, os/as alunos/as expuseram trabalhos educativos com base no ECA. Houve também capoeira, apresentação teatral dos estudantes e teatro de fantoches.

“No Dia de Doar a temática do ECA foi bem trabalhada com toda a comunidade escolar. Os trabalhos que os alunos apresentaram foram lindos. Com os pais, reforçamos o papel importante que eles desempenham no processo de formação e escolarização dos filhos. O evento foi alegre e bonito. Gratidão a todos os amigos do Chapada que contribuíram com as doações”, destaca Valéria.

O momento mais esperado pelos alunos foi o sorteio e a entrega dos brindes e das guloseimas adquiridas por meio da doação de amigos da entidade e do comércio local. Em 2023, o Chapada promoveu o Dia de Doar em parceria com o CMDCA.

Rolar para cima